Mitos e Sonhos
Bem vindo/a ao Fórum!
Fica à vontade para dar uma olhadela pelo fórum e se és um/a interessado/a pelo mundo da fantasia, regista-te e junta-te à nossa comunidade Wink Estamos sempre desejosos de conhecer mais amantes deste género.
Diverte-te

Participe do fórum, é rápido e fácil

Mitos e Sonhos
Bem vindo/a ao Fórum!
Fica à vontade para dar uma olhadela pelo fórum e se és um/a interessado/a pelo mundo da fantasia, regista-te e junta-te à nossa comunidade Wink Estamos sempre desejosos de conhecer mais amantes deste género.
Diverte-te
Mitos e Sonhos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mitos e Sonhos

Fórum Português de Literatura Fantástica


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Qual o teu género de Fantasia preferido?

5 participantes

Qual o teu género de fantasia preferido? (Múltipla Escolha)

Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg41013%Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg410 13% [ 2 ]
Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg4100%Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg410 0% [ 0 ]
Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg41013%Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg410 13% [ 2 ]
Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg41013%Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg410 13% [ 2 ]
Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg41020%Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg410 20% [ 3 ]
Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg41020%Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg410 20% [ 3 ]
Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg4107%Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg410 7% [ 1 ]
Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg4107%Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg410 7% [ 1 ]
Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg4107%Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg410 7% [ 1 ]
Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg4100%Qual o teu género de Fantasia preferido? Bg410 0% [ 0 ]
Total de votos : 15


Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Callaïs

Callaïs
Admin

Já que estamos aqui a falar de Literatura Fantástica, pergunto-vos que tipo de Fantasia é que gostam Wink

A Wikipedia define Fantasia como
Fantasia é um género de arte que usa a magia e outras formas sobrenaturais como o elemento principal/primário de uma história. Este género é geralmente distinguido de Ficção Científica e horror pelo aspecto geral, atmosfera e pelos temas de cada autor individual, embora haja uma grande sobreposição entre os três (conhecidos no seu conjunto por Ficção especulativa). De modo geral, o termo fantasia cobre trabalhos de escritores, artistas e músicos, desde mitos e lendas até obras mais recentes, conhecidas por uma vasta audiência.

Como noutras formas de ficção especulativa, os acontecimentos e acções na literatura fantástica muitas vezes diferem daqueles possíveis na realidade. Em muitos casos, especialmente em trabalhos mais antigos, mas também em muitos modernos, isto é explicado por uma intervenção divina, mágica, ou de outras forças sobrenaturais. Noutros casos, mais frequentemente em trabalhos de História, na chamada High Fantasy, a história pode acontecer num mundo fantástico, que é completamente diferente do nosso, completado com leis distintas da natureza que permitem a magia.

Depois de pesquisar um bocadinho, encontrei vários subgéneros. São muitos e a maior parte deles não os conheço xD
Vou pôr aqui os que acho mais comuns mas pode ver a lista completa aqui

Dark fantasy
Hard fantasy
Heroic fantasy
High fantasy
Historical fantasy (Medieval, Celtic, Victorian, etc)
Low fantasy
Mythic fiction
Romantic fantasy
Science fantasy
Superhero fiction

Quanto a mim, adoro Fantasia histórica, se fôr Medieval ou Céltica, e High Fantasy Very Happy Simplesmente adoro quando criam novos mundos de raíz cheios de magia ou novos raças ou então, como não podia deixar de ser, romances celtas como os livros da Juliet Marillier.



Última edição por Callaïs em Ter Jul 27, 2010 9:05 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : já aprendia a prestar atenção ao que escrevo...)

https://mitosesonhos.forumeiros.com

Gwendolyn

Gwendolyn
Pixie

Wow tanta coisa Shocked n sabia q Fantasia s dividia em tantos tipos... assim torna-se dificil escolher xD d um modo geral acho q gosto d tds as hipoteses q meteste para votação lol mas pelo menos Romantica tem d estar nas minhas preferidas, os livros têm d ter romance Razz depois... acho que medieval tb ta no topo...

DiAlex


Pixie

Um post que vinha mesmo a calhar era explicar em que consiste cada um. Laughing depois disso voto Surprised

http://www.diogonunes.com

Kel

Kel
Duende

Também não fazia ideia que se podiam dividir em tantas partes :S
E fiquei mesmo indecisa em qual escolher..mas acho que vou para a céltica! Mas não ponho as outras atrás dessa Razz

Callaïs

Callaïs
Admin

Ok, ora bem vou tentar fazer um resumo de cada um (com base na wiki eheh) xD

High fantasy (também pode ser chamada fantasia épica) é passado em mundos inventados ou paralelos ou ás vezes em lendeas como a história do rei artur. Geralmente é o que é mais associado a fantasia. É o género das obras de Tolkien e C.S. Lewis e tem tipicamente personagens como fadas, elfos, anões, magia e feiticeiros, linguas inventadas, 'quests', etc... link

Low Fantasy é passado num mundo real onde acontecem coisas magicas/sobrenaturais, pelo que percebi, é mais eventos não-racionais ocorreram em planos ou sitios racionais link

Dark Fantasy é também chamada Fantasia de terror ou gótica ou "um tipo de hstória de terror onde a humanidade é ameaçada por forças para além da compreensão humana", se bem que este género ainda não é bem, digamos, consistente, geralmente aparece misturado com histórias de terror ou de fanatsia e não a valer apenas por si próprio. As obras de H. P. Lovecraf, por exemplo, podem -se incluir neste género, e também as histórias de vampiros e etc. link

Fantasia Romantica não há muito a explicar tongue, são histórias de fantasia onde o romance é o aspecto principal. link

Fantasia Medieval costuma estar incluida ou misturada com High Fantasy, é passada ou com semelhanças à era medieval e também com hérois, reis, dragões, feiticeiros, etc... como por exemplo, Senhor dos anéis, lendas arturianas, dungeons&dragons... link

Céltica, juntamente com a medieval, faz parte da fantasia histórica e é baseada na antiga cultura céltica. Geralmente tenho dificuldades em distiguir entre céltica e medieval, até porque às vezes as duas estão misturadas. Por exemplo, as histórias baseadas nas lendas arturianas às vezes estão categorizadas como fanatasia medieval e outras coomo fanatasia céltica link

Fantasia científica é basicamente fantasia e ficção-científica misturadas. uma frase que tenta explicar a diferença entre as duas diz assim "a ficção científica torna o implausível possivel, enquanto que fantasia cientifica torna o impossível plausivel"
link

Fantasia mítica é baseada em mitos, folklore e contos de fadas e portanto tem personagens já conhecidas ao contrario da high fantasy que muitas vezes cria raças novas. link

uufff... tanta coisa hot bem há mais mas estes são os que estão nas opções e acho que são os mais comuns

https://mitosesonhos.forumeiros.com

Vilma

Vilma
Duende

Ah, eu não sabia de tantos géneros, mas também posso dizer que gosto de quase todos, desde que tenham qualidade.

Ainda assim, acho que os meus preferidos são os mundos criados de raíz, com algo completamente novo, mesmo que seja baseado em algo que já conhecíamos.
Por exemplo, para ser sincera, já estou um pouco cansada de tantas histórias de vampiros que andam por aí, já não me desafiam a imaginação da mesma maneira.

Low Fantasy soa um pouco como... Harry Potter, talvez? Um mundo mágico e secreto no "nosso" mundo, é isso?

Callaïs

Callaïs
Admin

Sim, o mais importante é que tenham qualidade.
Partilho a tua opinião em relação a histórias de vampiros. Na verdade, nunca fui muito de ler dessas histórias e agora também não tenho vontade nenhuma de lhe pegar porque só oiço "vampiros para aqui", vampiros para ali"...
É pena, porque o único livro de vampiros que li vou "Cãntico de Sangue" da Anne Rice e gostei bastante (o Lestat é uma personagem muito cómica xD). Às vezes ainda penso que gostaria de ler mais livros dela, mas ainda estou um bocado saturada de vampiros.

Não sei bem como explicar "Low Fantasy" para ser sincera... @.@ acho que é meter magia no nosso mundo, mas ao mesmo tempo mantê-lo relativamente parecido ao que é... (posivelmente...)
Quando li a descrição, também pensei que Harry Potter se incluía neste género, mas parece que não porque, apesar de o "nosso" mundo também entrar na história tal como ele é, a parte principal passa-se num mundo mágico.
J. K. Rowling's Harry Potter series is again set in the real world; however, the primary setting, mostly the school Hogwarts is said to be located somewhere in Scotland, but is physically separated from the real world and becomes a "world-within-a-world." Hogwarts is therefore as much of an alternative world as C. S. Lewis' Narnia, which means that both series are in the high fantasy subgenre. (wikipedia)

https://mitosesonhos.forumeiros.com

Vilma

Vilma
Duende

Compreendo perfeitamente o que queres dizer. Quando começa a haver uma espécie de obsessão colectiva por alguma coisa, eu fico sempre com o pé atrás, nem sei explicar porquê.
Tento não ter uma opinião que não seja da minha própria experiência, por isso li a saga Twilight (na verdade, amigos meus não me deram outra hipótese que não lê-la Rolling Eyes ). E devo dizer que não compreendo o porquê de tanta histeria à volta da história.
Mas eu também tenho as minhas obsessões, por isso não posso falar muito. Razz


Bem, essa informação só mostra como o universo fantástico é tão complexo que se pode cair em mais que uma categoria. Faz sentido, essa descrição sobre o Harry Potter.
Sendo assim, lembro-me de algumas séries televisas que talvez encaixassem na categoria de Low Fantasy, como por exemplo, Sobrenatural, Médium, As Feiticeiras...

Consigo compreender o conceito, mas é muito fácil cair-se numa outra categoria, dependendo apenas de como se olha para a história. Muito interessante.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

» Fantasia Geral

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos