Mitos e Sonhos
Bem vindo/a ao Fórum!
Fica à vontade para dar uma olhadela pelo fórum e se és um/a interessado/a pelo mundo da fantasia, regista-te e junta-te à nossa comunidade Wink Estamos sempre desejosos de conhecer mais amantes deste género.
Diverte-te

Participe do fórum, é rápido e fácil

Mitos e Sonhos
Bem vindo/a ao Fórum!
Fica à vontade para dar uma olhadela pelo fórum e se és um/a interessado/a pelo mundo da fantasia, regista-te e junta-te à nossa comunidade Wink Estamos sempre desejosos de conhecer mais amantes deste género.
Diverte-te
Mitos e Sonhos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mitos e Sonhos

Fórum Português de Literatura Fantástica


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Mundos Paralelos - Philip Pullman

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Mundos Paralelos - Philip Pullman Empty Mundos Paralelos - Philip Pullman Ter Out 05, 2010 3:28 pm

Vilma

Vilma
Duende

Venho aqui apresentar uma trilogia que está até ao momento entre as minhas favoritas.
Falo de Mundos Paralelos, uma trilogia de Philip Pullman, da Editorial Presença.

Philip Pullman é um dos mais conceituados escritores de fantasia britânicos, tendo ganho alguns prémios, inclusivé com esta trilogia. study
Esta trilogia já tem alguns anos, várias edições com diferentes capas e até títulos (o autor é britânico, mas as versões americanas utilizaram títulos diferentes). Vou por isso apresentar as minhas capas preferidas e ambos os títulos, porque não sei quais serão os da última edição.

I - Os Reinos do Norte / A Bússola Dourada
Mundos Paralelos - Philip Pullman 1032905

II - A Torre dos Anjos / A Faca Subtil
Mundos Paralelos - Philip Pullman A-Torre-do-Anjos

III - O Telescópio de Âmbar
Mundos Paralelos - Philip Pullman O-Telescopio-de-Ambar

Sinopse:
Mundos Paralelos é uma trilogia mágica e poderosa, recheada de aventuras, imaginação e mistério. A sua protagonista é Lyra, uma menina de onze anos que anda sempre na companhia do seu génio. E é justamente com Pantalaimon que ela irá fazer uma perigosíssima viagem até às vastidões longínquas do Norte, para tentar desvendar os seus mistérios… Mas a realidade revela-se assustadora… Lyra irá conhecer criaturas fantásticas, feiticeiras que cruzam os céus gélidos, espectros fatais e ursos blindados numa luta terrífica entre a vida e a morte, o bem e o mal, a sobrevivência ou a aniquilação do mundo…


Gostaria apenas de acrescentar uma ou duas coisas. A história começa num universo parecido com o nosso, embora diferente em muitos aspectos. Um mundo em que cada pessoa tem um génio (dæmon no original), que é uma espécie de extensão da alma da pessoa que vive fora do corpo e assume a forma de um animal. (Confesso que este é, de longe, o meu conceito preferido nos livros *aponta para citação na assinatura*) Laughing
Apesar de muitas vezes conotado como uma trilogia juvenil, considero esta uma excelente história para todas as idades e fico contente por só a ter lido aos 18 anos. Não acredito que aos 13/14 anos tivesse maturidade para apreciar alguns dos assuntos abordados.

Anyway... entusiasmo-me sempre quando me ponho a divagar sobre livros, mas é uma trilogia que aconselho vivamente e que espero que gostem, sempre poderemos discutir sobre eles depois. Laughing

2Mundos Paralelos - Philip Pullman Empty Re: Mundos Paralelos - Philip Pullman Qua Out 06, 2010 11:28 am

Callaïs

Callaïs
Admin

eu vi o filme! Smile
ainda não comprei os livros confesso Embarassed mas quero lê-los.

Do que me lembro do filme também o que gostei mais foram os génios, achei a ideia muito original e mágica e fofinha e isso tudo, que é o que gosto de ler Razz E também acho giro estar a ler uma história passada quase no nosso mundo mas depois tem uns pormenores e diferenças que o tornam muito mais interessante, é engraçado imaginar o mundo assim.

https://mitosesonhos.forumeiros.com

3Mundos Paralelos - Philip Pullman Empty Re: Mundos Paralelos - Philip Pullman Qui Out 07, 2010 6:09 am

Vilma

Vilma
Duende

É verdade. Mundos Paralelos - Philip Pullman 986317
Tenho pena que pelos vistos não tencionam fazer os restantes filmes, mas apenas o primeiro já gerou controvérsia suficiente (e mal abordou alguns dos aspectos explorados nos livros, na minha opinião). Mundos Paralelos - Philip Pullman 217757
Fiquei com a sensação que alguém que o fosse ver sem conhecer a história não iria compreender metade do que se estava a passar. depressed2
Amigos com quem fui ver o filme disseram-me que estavam um pouco perdidos na história. Também ficaste com essa sensação?

4Mundos Paralelos - Philip Pullman Empty Re: Mundos Paralelos - Philip Pullman Qui Out 07, 2010 3:19 pm

Callaïs

Callaïs
Admin

Não fiquei muito perdida até =O mas achei-o um bocado fraquinho... Embarassed Até gostei mais ou menos, porque as história é gira mas senti que ficou ali muito por explorar (ou mostrar). Na altura pensei era porque (supostamente)ia haver uma continuação e por isso é que achei que faltam coisas, apesar de na altura não saber que era baseado num livros (Embarassed)mas parece que não foi só isso. Uma amiga minha leu os livros e também me disse que são muito bons mas que o filme estragou muito da história Neutral

https://mitosesonhos.forumeiros.com

5Mundos Paralelos - Philip Pullman Empty Re: Mundos Paralelos - Philip Pullman Qui Out 07, 2010 3:30 pm

Vilma

Vilma
Duende

Sim, é verdade. Muita coisa foi retirada/ignorada, por pressões variadas, o que retirou muita da magia da história.
Devo confessar até, foi depois de ver A Bússola Dourada no cinema que "decidi" que nunca quero ver a trilogia das Jóias Negras (ou outro dos meus livros de fantasia preferidos) em filme. Só de pensar que podiam destruir a história... *shudder*

Por isso, acho que até é melhor nem terem feito a continuação, assim posso continuar a apreciar a magia dos livros e da minha imaginação. Smile

6Mundos Paralelos - Philip Pullman Empty Re: Mundos Paralelos - Philip Pullman Qui Out 07, 2010 3:42 pm

Callaïs

Callaïs
Admin

Bem tenho mesmo que ler os livros para ver o que perdi então...
Eu realmente já tinha ouvido falar do autor, acho que foi noutros foruns até. Mas nunca o associei à 'Bussola Dourada' =o deve ser por geralmente referirem-se mais a 'Mundos paralelos'.

eheh eu por acaso gosto sempre de ver as adaptações mesmo que sejam uma porcaria (tipo Harry Potter 6) Razz Se não prestarem meto a ideia num canto escondido da minha mente e continuo a apreciar os livros xD


(offtopic: Seria engraçado ver o que fariam das Joias Negras... e que actores sexys é que iriam escolher =o)

https://mitosesonhos.forumeiros.com

7Mundos Paralelos - Philip Pullman Empty Re: Mundos Paralelos - Philip Pullman Qui Out 07, 2010 3:49 pm

Vilma

Vilma
Duende

(ai, ai, nem me leves para aí que não é o tópico certo... mas eu tenho o Daemon em muito - muiiiito - alta "consideração". Não acredito que conseguissem encontrar um actor à altura do que eu imagino)

Surprised Voltando ao tópico, houve uma coisa no filme que acho que esteve muito perto do nível dos livros: Iorek Byrnison, o urso blindado. É uma das minhas personagens preferidas! (Meu Deus, a cena da luta entre os ursos! Muito fiel e bem representada!) uff2

8Mundos Paralelos - Philip Pullman Empty Re: Mundos Paralelos - Philip Pullman Qui Out 07, 2010 4:19 pm

Callaïs

Callaïs
Admin

(se calhar deviamos abrir um topico sobre isso Razz)

Eu gostei muito do Iorek! e achei piada por ter a voz do Gandalf xD o Ian Mckellen tem uma voz muito característica mas mesmo assim conseguiu 'mostrar' duas personagens tão diferentes que so se me concentrar é que me lembro de quem é a voz xD
Gostei do Asriel também claro :º e o Pan é tão fofo! ^.^
Mas estou indecisa quanto à Lyra... o problema também pode ser da actriz... ela interpretou bem a personagem?

https://mitosesonhos.forumeiros.com

9Mundos Paralelos - Philip Pullman Empty Re: Mundos Paralelos - Philip Pullman Qui Out 07, 2010 5:04 pm

Vilma

Vilma
Duende

Dá vontade de apertar o Pan! awe
Hmm, bem, eu gosto muito da Lyra dos livros, e havia partes do filme em que reconhecia aquele mesmo espírito meio selvagem que me cativou.
A actriz pareceu-me uma boa escolha fisicamente. Mas, talvez por ser uma estreante, não posso dizer que tenha sido uma grande interpretação. Teve alguns momentos, sem dúvida. Na primeira cena, com todos os miúdos, com o urso, pareceram-me os momentos mais fiéis à personagem dos livros.

Ouvi várias críticas menos boas à actriz, e admito que já entrei para o filme com uns "óculos cor de rosa", retirando o que de bom vi e tentando desculpar o menos bom.

Tentando ser imparcial: não, a actriz esteve longe de ser brilhante. Ainda assim, alguns dos traços de personalidade estavam lá. Mas a Lyra dos livros cativou-me mais, sem dúvida.



P.S. - Tenho hesitado em mencionar isto, mas sem revelar nada da história, quero acrescentar que esta trilogia teve um dos finais mais intensos de livros de fantasia que já li. Tocou-me profundamente. E não digo mais nada! Mundos Paralelos - Philip Pullman 788726

10Mundos Paralelos - Philip Pullman Empty Re: Mundos Paralelos - Philip Pullman Sex Out 08, 2010 5:26 am

Kel

Kel
Duende

Caí um bocado "de para-quedas" na conversa, mas também tinha de dizer alguma coisa..Razz
Eu li o primeiro livro da trilogia, e tenho os restantes, mas vai ficando sempre na "pilha de livros" porque entretanto compro outros e esses vão ficando sempre..
Os meus amigos que leram também adoraram a trilogia!
Vilma, também achei o livro muito pobre em relação ao livro, mas a luta dos ursos dá brutal..apesar de no livro acabar de uma forma ainda mais dramática..lembraste? dizzy

Outra coisa que vocês falaram...sim, um filme das Jóias Negras é que era...mas teria de ter "bolinha vermelha"..LOL
E para escolher os actores era bem difícil... plot

11Mundos Paralelos - Philip Pullman Empty Re: Mundos Paralelos - Philip Pullman Sex Out 08, 2010 6:37 am

Vilma

Vilma
Duende

Ai, ai... Mundos Paralelos - Philip Pullman 788726 Alguém crie o tópico, por favor. XD


*põe colchão no chão* Por favor, cai à vontade na conversa! Very Happy
Lembro-me disso, sim, e fiquei bastante decepcionada. O final do primeiro livro foi bastante dramático! Mundos Paralelos - Philip Pullman 986317 Vi numa entrevista o director dizer que tinha filmado tudo, mas que queria deixar para o início do 2º filme. Boa jogada, essa... Mundos Paralelos - Philip Pullman 86329

Talvez porque, lá está, consideraram aquilo uma história para crianças, suavizaram um pouco algumas coisas. É pena, teria valido a pena ter usado todo o potencial que a tecnologia permitiu nos efeitos especiais (Óscar da Academia e tudo!) para tornar o filme épico.

12Mundos Paralelos - Philip Pullman Empty Re: Mundos Paralelos - Philip Pullman Sex Out 08, 2010 2:56 pm

Callaïs

Callaïs
Admin

O Pan é mesmo a coisa mais adorável do filme blush2

Bem acho que o meu problema com a Lyra deve ter sido a actriz. Achei piada ela ser tão determinada, e meio selvagem como disseste xD, Por acaso foi uma coisa da personalidade dela que gostei. Foi muito giro quando ela está no navio dos gipsies e vira-se para um "para onde é que está as olhar?" XD

Baaah uma "revelação" dessas é mesmo para pôr uma pessoa mortinha para ler o livro Mundos Paralelos - Philip Pullman 217757
oh, se eu já gostei da luta no filme e no livro está melhor, wow =o

Pff que parvoeira essa do realizador Mundos Paralelos - Philip Pullman 86329 então deixam de fora cenas da primeira parte para por na segunda... -.-

às vezes parece-me que as pessoas associam bue fantasia a uma público mais jovem (tipo crianças)... não sei se é só mania minha, mas é um bocadinho irritante =$
Mas o filme teria ficado tão fixe se não tivessem tentado suavizar

https://mitosesonhos.forumeiros.com

13Mundos Paralelos - Philip Pullman Empty Re: Mundos Paralelos - Philip Pullman Sex Out 08, 2010 3:06 pm

Vilma

Vilma
Duende

Tens razão, acho que o facto da personagem principal ter apenas 11 anos faz as pessoas pensarem que é impossível a história ser intensa e abordar assuntos mais profundos... Enfim, é uma mentalidade que custa a mudar.

O realizador veio agora dizer que retiraram muito das filmagens que ele fez, que foi o pessoal da New Line Cinema que "censurou" partes do filme (embora a alteração do final tenha sido ideia dele). Neutral
É triste que as pessoas não tenham abertura para estas coisas. Se se sentem ofendidas com os assuntos abordados, então simplesmente não vejam o filme. Agora, boicotar é que está mal.

14Mundos Paralelos - Philip Pullman Empty Re: Mundos Paralelos - Philip Pullman Sáb Out 09, 2010 10:27 am

Callaïs

Callaïs
Admin

É tão triste isso =( as pessoas depois perdem muita coisa por causa disso.

Eu quão vi o filme acheio fraquinho e que podia ser melhor, mas não tinha noção do quão melhor devia, aparentemente, ter sido Neutral

https://mitosesonhos.forumeiros.com

15Mundos Paralelos - Philip Pullman Empty Re: Mundos Paralelos - Philip Pullman Sex Nov 11, 2011 6:00 pm

Cebolamole

Cebolamole
Pixie

Olá a todos!

Caí directamente no tópico e no fórum, e gostei de ver aqui mencionada uma das minhas triologias preferidas!

Só queria mesmo dizer que concordo com quase tudo o que foi dito!

Bússula Dourada Livro - Brutalissímo
Bússula Dourada Filme - Horrendo

O filme não faz jus nenhum à história, metade da essência perde-se, e o espectador acaba por ser distraído pelos actores Nicole Kidman e Daniel Craig. O facto de terem usado actores tão famosos e já com bastante bagagem faz-me pensar se não terá sido uma das razões para o filme ter sido tão fraco...questões de orçamento? XD

De qualquer forma, os Livros aconselham-se, o filme dispensa-se.
E era isto =)

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos